terça-feira, agosto 27, 2013

Visita da FEB a Moçambique

A União Espírita de Moçambique (UNEMO), recentemente unida ao Conselho Espírita Internacional, promoveu reuniões e palestras em Maputo, nos dias 24 a 26 de agosto, com atuação de Antonio Cesar Perri de Carvalho e João Pinto Rabelo, respectivamente presidente e diretor da Federação Espírita Brasileira. Perri entrevistou a dirigente da UNEMO e, oportunamente haverá publicação na revista Reformador.
Embora já existissem grupos espíritas naquele pais, dois fatos históricos que contribuíram para o Espiritismo naquele país lusófono africano foram a visita de Divaldo Pereira Franco a Moçambique, em 1971, e logo depois foi fundado o “Templo de Jesus – Caridade e Amor”. Este, em seguida, deu origem à Comunhão Espírita Cristã, nome sugerido por Joaquim Alves, conhecido como Jô, que residiu em Moçambique no ano de 1974 e era muito ligado a Chico Xavier. Estes fatos se encontram registrados em: Anuário Espírita 1972 (Noticiário. Araras: Ed. IDE, 1972, p. 111-119); e, no livro de Nena Galvez (Amor & renúncia. Traços de Joaquim Alves. São Paulo: Ed. CEU, 2006, 154p). Há alguns anos, José Raul Teixeira, e, no ano passado o ex-presidente da FEB Nestor João Masotti visitaram o país.
A recém fundada UNEMO reúne a Comunhão Espírita Cristã, a Associação Grupo Arco Íris e o Centro Espírita Allan Kardec. Os visitantes, representando a FEB e o CEI, levaram livros doados pela FEB, visitaram a juventude espírita, as atividades doutrinárias e as de fitoterapia do Grupo Arco Íris, montada nos moldes praticados por Langerton Neves (já desencarnado, de Peirópolis, MG), proferiram palestras, reuniram-se com os dirigentes da UNEMO, dirigida pela sra. Élide Maria Correa Carneiro, para tratar do intercâmbio e apoio ao Espiritismo de Moçambique, e, com o mesmo objetivo, acompanhados de dirigentes da UNEMO, participaram de entrevista e contatos com a TV Soico e audiência com o dr. Arão Asserone Litsure, diretor Nacional dos Assuntos Religiosos do Ministério da Justiça.
Informações: diretoria@febnet.org.br; www.febnet.org.br

Fonte: Federação Espírita Brasileira

Nenhum comentário: